Viver na área de Lisboa – É melhor alugar ou comprar ou qual é a relação preço/qualidade?

Olá! Já alguma vez pensou no que é o indicador preço/renda? E porque é que é importante? Bem, no infográfico abaixo, vamos mostrar-lhe a dinâmica deste índice desde 2009 e, claro, dar-lhe algumas ideias sobre o tema.

O índice preço/renda é o indicador entre o valor da sua casa e o valor do aluguer num determinado ano. Este número indica se é melhor alugar ou comprar uma propriedade. O PRR indica se as casas estão a ser valorizadas de forma justa ou se existe uma bolha no mercado.

Pode medir o índice preço/renda dividindo o preço mediano da casa pela renda anual mediana. A fórmula para o índice preço/renda é a seguinte:

Índice preço/renda = Preço mediano da habitação / Renda anual mediana

O entendimento padrão do índice é o seguinte: um índice de 1:15 ou menos normalmente significa que deve comprar; um índice de 16:20 normalmente significa que deve arrendar; e um índice de 21 ou mais significa sempre que deve arrendar.

E o que é que vemos neste diagrama? Que em 2009 era definitivamente melhor alugar – e não porque os preços dos imóveis fossem elevados (não eram), mas porque o aluguer era muito barato. Desde então, depois de milhões de turistas terem começado a explorar este belo país e de os alugueres online terem começado a ganhar força, o índice baixou significativamente porque os preços dos imóveis não estavam a crescer tão rapidamente como os preços do aluguer.

Depois disso, o índice começou a crescer de forma bastante constante até 2018, o que nos mostra que os compradores estrangeiros correram para o mercado e que o seu “bolso” de investimento colateral era suficientemente fundo, apesar de os preços do arrendamento também terem crescido – com o Airbnb a começar a aquecer o mercado.

Em 2018, o fluxo turístico foi realmente grande e o índice voltou a cair, apesar de já ser esperado pelos investidores e pelo mercado de compras em geral (por isso, o preço estava a crescer de forma constante). Os turistas no Airbnb estavam dispostos a pagar mais, pelo que os proprietários e os novos compradores começaram a sentir que o preço dos imóveis devia subir.

Desde então, o índice começou a crescer de forma constante – apesar do coronavírus, cada vez mais pessoas queriam viver em Portugal, pelo que não só os imóveis para arrendamento estavam a impulsionar o mercado, mas também os negócios de habitação privada.

Atualmente, o índice é de cerca de 24 para o centro da cidade de Lisboa e de cerca de 21 para os imóveis fora do centro, que são mais adequados para alugueres de longa duração.

Os investidores imobiliários devem ter em mente que os preços das rendas e os preços dos imóveis estão a crescer constantemente devido à inflação e à grande procura por parte de compradores estrangeiros e turistas.

Por isso, a questão que se coloca é: será que o preço do aluguer vai subir mais depressa do que o preço do imóvel? Bem, tendo em conta que 2022 nos está a mostrar o número recorde de turistas que visitam o país, apostamos que o índice irá diminuir em breve e os rendimentos dos investidores aumentarão. Mas não fique à espera que isso aconteça – é sempre melhor agir com antecedência.

Compare listings

Comparar